A ação central da ATE é a plantação ou fundação de igrejas. Quando o ser humano é alcançado pelo Evangelho e crê em Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor, ele passa a fazer parte da família de Deus, que é a igreja. A expressão visível da igreja é a comunidade cristã local. Nela o cristão vive a vida comunitária, expressa de forma coletiva a sua adoração a Deus e cresce espiritualmente.
Dada a importância de cada igreja local enquanto parte do Corpo de Cristo, a ATE oferece um processo de revitalização àquelas já estabelecidas que desejam se tornar mais dinâmicas e atuantes.
Uma ação muito importante é o treinamento da liderança da igreja local para que ela esteja apta a dirigir a comunidade. Esta por sua vez recebe o ensinamento da Bíblia e é encorajada a compartilhar sua fé com outras pessoas. A ATE estimula a realização de cursos e conferências que darão um fundamento sólido para o desenvolvimento da igreja.
O Evangelho enxerga o ser humano de forma integral. Por isso a ATE considera que a capacitação profissional é uma ação relevante no processo de desenvolvimento pessoal. Habilidades para o trabalho uma vez identificadas e aprimoradas tornam o ser humano apto para obter o seu sustento e conferem dignidade à sua pessoa.
Através de treinamentos profissionalizantes os membros de igrejas estarão melhor inseridos no mercado de trabalho e aqueles que têm seu negócio próprio poderão desenvolvê-lo melhor.
Dessa forma a igreja local poderá ser autossustentável e em condições de fundar ela mesma novas igrejas ou apoiar missionários.
Ações educacionais tais como reforço escolar ou aulas de música e artes e práticas esportivas são atividades complementares ao estudo regular. Elas melhoram a assimilação das matérias, aumentam o conhecimento e despertam novas habilidades nos alunos, contribuindo assim para o bem-estar das famílias e da sociedade.